(Capítulo IX)
"O Verbo Encarnado Redentor Do Mundo"
Recapitulação
1 – O dogma ensina-nos que no Verbo Encarnado, Jesus Cristo, há duas naturezas - a natureza divina e humana - e uma só pessoa: a Pessoa divina. A teologia, com o génio de S. Tomás, comenta este enunciado dogmático, ilustrando a possibilidade da Encarnação, e buscando o modo de conceber a unidade da pessoa na dualidade das naturezas.
2 - As acções humanas de Jesus Cristo, sendo acções da Pessoa divina, têm um valor infinito; teria assim bastado a melhor dessas acções para redimir-nos. Mas o pai, para dar-nos uma nova prova de amor que é o motivo da Encarnação, quis que Jesus nos redimisse com a paixão e com a morte de cruz. E Jesus fê-lo então.
3 - Jesus tomou sobre si todos os nossos pecados, pondo-se voluntariamente no nosso lugar, fazendo-se Mediado entre Deus e os homens. Suportando uma tripla classe de dores, obteve-nos o perdão e elevou a nossa natureza à ordem sobrenatural, da qual tinha caído.
Para Ele, Redentor do género humano, os cegos voltam o seu olhar de reconhecimento e saúdam-No como Rei de amor e Deus dos corações.
(Índice da obra, AQUI)
Sem comentários:
Enviar um comentário