17/05/11

"ROMA - ROMA ETERNA" (V)




 "ROMA"
(Ano IX - nº 44. Junho 1976)


Perseguição Religiosa na Jugoslávia

"Belgrado (AICA). O padre Ziusko Justik, redator chefe do semanário católico Glas Concila foi condenado a cinco meses de prisão por "incitar à desobediência civil". Em 1973 um tribunal provincial tinha declarado não culpável ao sacerdote que,  comentando a vida de um mártir do séc. III, escreveu: "Há leis que os cristãos devem cumprir. Mas um   governo pode também promulgar leis injustas às quais os cristãos não estão obrigados a submeter-se". Agora o tribunal superior  rectificou a sentença do provincial e declarou culpável o padre Justik." (Boletim AICA, nº987. Novembro 21 de 1975)


Aconselhamento de um Comunista aos Católicos

"Madrid (CIO). A revista "Palabra", no seu último número, publica um interessante documento difundido pelo gabinete de informação das obras Misionales Pontifícias, no qual se diz:
Um dirigente comunista hindu dirigiu uma carta a um grupo de sacerdotes missionários da Índia. Esta carta foi publicada pela revista italiana Mondo e Missione. O dirigente comunista diz:
"Nós, os comunistas, pensamos que vocês os sacerdotes católicos na Índia, levais, ao menos,  duzentos anos de atraso e ignorais todos os sistemas modernos de difundir as ideias. Com o vosso dinheiro dedicais-vos a fundar instituições; nós publicamos livros e jornais. Vós abris escolas e formais e ensinais as crianças    a ler e a escrever , mas depois não lhes dais nada para ler. Mas nós lhes damos essa parte, desde o mural de notícias até ao jornal, desde o livro até ao folheto apropriado a cada idade e a cada situação"."Tedes tipografias, mas usai-las, principalmente, para sustento; nós as usamos como propaganda. Vós distribuís leite em pó aos pobres; nós, ideias. Vós preocupais-vos de encher estômagos; nós as mentes. Dizeis que são as ideias as que guiam o mundo, mas depois não as difundis. A batalha das ideias já a perdestes em todo o mundo, e  também na índia. No campo das ideias já vos derrotámos pois nós criados a opinião pública, enquanto vós sois incapazes disso. Deveríeis gastar 100 vezes mais nos meios de comunicação social, em publicar livros, jornais, folhetos, esquemas de discussão, revistas de qualquer tipo e dedicar mais pessoas à formação da opinião pública. Creio que meu aconselhamento vale milhares de moedas de ouro. E mereço ser expulso do partido por te-lo dado"".  ( Boletim CIO, nº238. Março 13 de 1976)


Maioria de Fiéis Pelo Latim

"Washington (AICA). O conhecido semanário católico dos USA  "Our Sunday Visitor", que agora também tem uma edição espanhola para os residentes dessa língua, fez uma sondagem entre os milhares de leitores  sobre o uso do latim na liturgia. Conta as expectativas,   77% dos vários milhares de repostas declarou-se em favo r do latim na liturgia. (Esta confissão é ainda mais valiosa sabendo que o dito jornal não é pela Missa de sempre codificada por S. Pio V)"  (Boletim AICA, nº 1010, Abril 29 de 1976)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES