13/08/20

DUVIDAS DE LEITORES - MONARQUIA HOJE?


(artigo inacabado recuperado dos rascunhos)

Uns menos atentos leitores do blog ASCENDENS comunicaram em seus meios (redes sociais) que queríamos fazer um restauro do "absolutismo". Ora, não se encontra nem encontrou aqui texto algum promotor do "absolutismo".

Na semana passada, apareceu-me um vacinado contra a "tentativa da implantação do absolutismo em Portugal", qual perigo de revolução (não riam... pois há em Portugal club onde foi dada grande prioridade ao combate contra o "absolutismo em Portugal" - flagelo que arruína a banca, fragmenta famílias, agrava o aquecimento global, maltrata viúvas, sabe-se lá ...). Teve o meu interlocutor a sorte de ouvir-me com atenção e reflectiu desapaixonadamente; já saiu do ciclo dos absolutamente enganados.

O diálogo é criado para o efeito:

Leitor - Porque querem implantar hoje o absolutismo?
Ascendens - Não queremos.

Leitor - Mas querem um restauro da Monarquia?
Ascendens - De certa maneira pode dizer-se que a Monarquia Portuguesa pode ser restaurada; mas no fundo convirá dizer "liberta" ou "desocupada". Portugal É uma Monarquia, agora ESTÁ ocupado com uma república. Temos o dever de devolver Portugal ao seu estado natural e saudável.
A Monarquia verdadeira aquela que tivemos até 1834 é praticável, ou melhor, muitíssimo praticável, mas impossível sem uma sociedade verdadeiramente católica bem doutrinada e de pensamento verdadeiramente católico (na tradição católica - civilização). Por isso, preferimos centrar as forças na conversão das almas e em manter a pureza da Fé que fazer maquilhagens institucionais. A nossa verdadeira monarquia sairia da catacumba. Sabemos que o conceito original de "absolutismo" não é sério, é problemático o uso que se lhe tem dado. Se aceitamos por vezes ser chamados de "absolutistas" é somente no contexto em que também os nossos antigos portugueses anti-liberais, anti-maçónicos, amigos da doutrina tradicional o fizeram.

Leitor - Mas hoje sendo Portugal uma república não faria depois sentido voltar à Monarquia. Não?
Ascendens - Na verdade Portugal não é uma República; é Monarquia. Felizmente temos na nossa língua a diferenciação entre ESTAR e SER, o que nos permite ter estrutura de pensamento para realidades que outras línguas não tocam tão facilmente. Portugal é uma Monarquia, ocupada por uma república, e um monte de outras tantas coisas que ofendem Portugal, e os portugueses.

(incompleto)

2 comentários:

VERITATIS disse...

Muito bem! Só é pena estar estar incompleto, pois creio que seria muito proveitoso para o devido esclarecimento a continuação deste diálogo.

anónimo disse...

Muito bem que coisa!?

O original da conversa deve ainda existir algures. Depois logo se verá o que fazer.

TEXTOS ANTERIORES