01/07/20

HÁ CONSAGRAÇÕES E CONSAGRAÇÕES



Pelos mais diversos meios de comunicação noticia-se que, será feita a consagração de da Diocese de Pyongyang (na Coreia do Norte) a Nossa Senhora de Fátima, pelo Cardeal Andrew Yeom Arcebispo da Diocese de Seul (na Coreia do Sul).

Ora, para desengano informamos que: caso* o Arcebispo de Seul não tenha jurisdição sobre aquela dioceses do país vizinho, a consagração será nula como tal.

Já noutra oportunidade demos a conhecer que, não basta ter vontade de consagrar o dos outros. Há que ter a devida legitimidade/responsabilidade sobre a coisa, sítio, pessoa etc. para que uma verdadeira consagração se efectue.

Dada a situação, é de lembrar especialmente o pedido que Nossa Senhora em Fátima fez: a Rússia fosse consagrada ao seu Imaculado Coração pelo Papa juntamente com todos os Bispos do mundo; este último requisito estranhamente nunca cumprido.

Em tempos, a Santa Igreja para toda a parte conhecida do mundo tinha o seu Bispo, mesmo que este não tivesse depois os meios de ocupar o seu território (como ocorria tanta vez na Ásia e na África). Até mesmo em Portugal, a Diocese de Beja teve por um século Bispos ausentes, pela guerra que os filhos do Liberalismo Petrino (D. Pedro IV), a maçonaria, lhes fez localmente (Beja então mantinha o seu Bispo em Lisboa). Destes casos episcopais ausentes de seus territórios, o pós-concílio caiu no abuso de consentir e multiplicar os "bispos sem território", portanto, "bispos titulares". Sendo assim, não estando nós para já em posse de mais detalhadas informações, se foi o caso questionaremos porque motivo não poderia ter sido o próprio Bispo de Pyongyang (na Coreia do Norte) a consagrar a própria Diocese!

*(ver comentários)

3 comentários:

Anónimo disse...

O Arcebispo de Seul é o administrador apostólico da Diocese de Pyongyang. Logo é o legítimo superior dela.

anónimo disse...

Caro "anónimo", obrigado por comentar.

Por esse motivo, na frase a palavra "caso" foi publicada sublinhada e com letra reforçada; para evitar que algum leitor passasse por ela sem ler. Mesmo assim, a sua informação é positiva porque vem esclarecer uma dúvida. Por fim, o artigo desenvolveu-se de forma a explicar uma terrível realidade que, se não se aplica então a este caso, aplica-se a muitos outros; enfim, assuntos que não vemos por aí tratados e que devem ser conhecidos.

Volte sempre.

anónimo disse...

Acabamos de colocar no artigo uma chamada aos comentários.

Fica tb a nota "administrador apostólico"

https://pt.wikipedia.org/wiki/Administrador_apost%C3%B3lico

TEXTOS ANTERIORES