20/10/18

AS VERDADEIRAS REACÇÔES À MORTE DE MÁRIO SOARES (II)

(continuação da I parte)

Numa página de uma cidade da Beira Baixa, transcrevo quase na íntegra, comento, e coloco nomes fictícios:


Cravinho - O meu respeito não o tem. Não é por morrer que vira santo!
Ana - É um ser humano... Pai, avô, sogro... Santo? Não... Mas merece respeito sim!
Cravinho - Os bandidos também têm família... Vou já colocar uma bandeira a meia haste na varanda. Todos são boas pessoas quando morrem... Este bandido continua a ser um bandido. Vergonha é ser hipócrita! Eu sou coerente! Sempre o achei um bandido quando era vivo e continuo a achar depois de morto! São opiniões. Diz bem: tem de haver de tudo...

Lobo Cravinho o Senhor já deu a sua opinião, mas penso que devem todos respeitar as opiniões dos outros sem entrarem por outra via. Boa tarde!
Cravinho - Lobo cada um é livre de gostar ou de não gostar de quem quer que seja! Tenho tanto o direito de dizer o que penso, como a Sra! A isso chama-se democracia
Sílvia - Estou tão farta das asneiras e falta de respeito deste Cravinho que o vou bloquear!
Lobo - ninguém diz que não tem opinião, mas já tinha dado a sua. Quando não gosto de uma pessoa não vou ao funeral só para falar mal...não volto a este assunto.

Cravinho - Também não tenciono lá ir. Assunto encerrado!
Helga Cravinho diz bem cada um é livre de dizer o que pensa e somente lhe relembro que isso ao Mário Soares o deve.
Cravinho - há quem queira branquear a História! Mas eu relembro que Mário Soares estava sossegado em França à espera que o regime caísse! A ele não lhe devo nada! Os heróis de Abril foram outros...
Helga É muito novo para dar valor a certas coisas. Fazia-lhe bem ter passado pelo anterior regime e ter os familiares presos, também não teria feito mal e ponto final. Leia mais um bocadinho e não fale só pelo que viu e ponto final mesmo.
José - Lobo, a respeito do pedido de respeito ao Cravinho, eu peço o favor de ter mais atenção aquilo que foi escrito. Explico: na conversa, o único que tinha sido agredido verbalmente foi o Cravinho ... veja esta dedicatória da B.B. [esta B.B. removeu o seu comentários depois deste comentário do José], a qual teve a "inteligência" de colocar um "gosto" na repreensão que o Lobo fez ao Cravinho: "Você é que hipócrita".
Fantástico .... !!!! B.B.  porque critica tanto o Cravinho, visto que o defunto infinitas vezes repetiu em vida que hoje temos liberdade para dizer o que pensamos, que não é já como no tempo de Salazar etc.?.... Vamos lá ver... respeita ou não a vontade do defunto?!
Cravinho - José, parece que temos lápis azul por aqui. E eu pensei que era um espaço de livre expressão. Agradeço a sua atenção ao que escrevi, pois em momento algum ofendi quem quer que fosse. Pelos vistos não se podem ter opiniões discordantes...
José - M.S. [entretanto também apagou o comentário depois deste do José] bloqueie a B.B. por conduta punível por lei. De resto não há aqui outros infractores. Prova do crime contra o Cravinho: "Você é que hipócrita"
Lobo - eu pedi o respeito não só ao Cravinho mas a todo o grupo numa publicação. São essas ofensas que não se toleram venham de onde vierem. Ninguém tem as mesmas opiniões, o que se não deve é agredir verbalmente. Isto é um grupo que tem tido um comportamento exemplar, (apesar das divergências) e ofensas não se podem permitir.
Cravinho - Lobo, ofendi alguém? Se sim, diga onde!
M.M. - Haja alguém que mantenha o respeito...liberdade não é libertinagem! José, Hipócrita é o sr. e se concorda com os comentários feitos pelo Cravinho a sua educação deixa muito a desejar...e torno a acrescentar, liberdade não é libertinagem!
Lobo - Cravinho, eu só peço que não se desencadeie aqui uma série de ofensas, que depois tenha que se apagar e eliminar comentários. Já deram a opinião sobre este assunto não é preciso agora se "esgrimirem" em argumentos. Agradeço a colaboração de todos incluindo a sua.
José - Lobo, repare.... os únicos que foram aqui vítimas de crime, escute.... CRIME, foi o Cravinho, depois eu.... ora por parte da B.B., ora por parte da M.M. A verdade incomoda!
Cravinho - Lobo, tinha uma opinião diferente de si. Fazia-o mais justo... Só porque tenho uma opinião diferente e todos me "batem" eu é que desencadeio o fogo?
Lobo - Cravinho, não disse nada disso.
José - Cravinho, isto é mais comum do que pensa. Não é bem por ser uma opinião diferente, mas sim por ser uma afronta aos dogmas caducos dos "vencedores" ideológicos. Se reparar, a mesma preocupação ferrenha a tinha e tem a maçonaria. Permita-me que lhe conte uma coisa: o golpe de 1910 foi feito pela maçonaria INTERNACIONAL, seguiram-se anos de desgraça para Portugal.... e o Estado Novo veio apenas como tentativa de recuperar Portugal e colocar a maçonaria para fora (eis o motivo do "partido único" em se proteger de infiltrações, e da famosa PIDE).
Manuela - acho muito bem haja respeito foi um lutador pela liberdade [a respeito de Mário Soares]
Cravinho - Quem lutou pela liberdade foram os militares, não foi o amigo bochechas lá sossegado em França...
Joana - Cravinho, num momento destes, o mínimo que deveria ter era RESPEITO! Apenas lhe recordo, independentemente de ser ou não pró-socialista,que se não fossem pessoas como o Dr Mário Soares, o sr. não poderia expor a sua opinião tão livremente, nem neste espaço nem noutro qualquer!
Cravinho - Se a democracia tivesse donos, era uma ditadura! O Marinho esteve sossegado em França à espera que o regime caísse... A verdade é essa. E não falei em pró socialismo nem pro coisa nenhuma! Já cansei deste assunto!
Joaquim - Os meus sentimentos à família.
Felício - Antes do mais. RIP !!! Condolências á família ! Só a HISTÓRIA dirá se foi o político que todos dizem ter sido !!! Eu que nunca concordei com algumas das suas decisões tenho dúvidas. Mas ninguém pode agradar a todos !!!
Renata - Sem dúvida ,todas as pessoas merecem respeito!
Armanda - E verdade amigo Paulo Guilherme bom fim de semana.
Paulo - Os meus sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos.
Descanse em paz.
Teolinda - descance em paz muitos anos sem mim
Maria - descance em paz muitos anos sem mim
Manel - eterno descanço en paz AMEM
Ana - Oh Sr. Cravinho, tanto azedume prejudica a saúde... E tal como referi há pouco, é um ser humano... Pai, avô, sogro...
Gabriela - Estão a alimentar conversa ao Sr Cravinho; que tristeza o Sr. vai morrer um dia
Cravinho - Todos vamos, lamento informar
Gabriela - Tenha pelo menos respeito
Álvaro - Mas o Sr. Cravinho não é livre?
Maria de Lurdes - Pas à sua alma, Deus o tenha em eterno descanso.
Gonçalo - Não querendo entrar em considerações pessoais sobre o falecido, pois cada um tem as suas e as minhas reservo-as para mim, no entanto pergunto qual a relevância deste tipo de noticias numa página dedicada à cidade da Covilhã? O senhor era natural da Covilhã? Residia ou residiu na Covilhã? Fez carreira politica na Covilhã ou pelo menos na região?
Se estiver errado sobre a finalidade e propósito deste grupo gostaria que me ilucidassem...
Lobo - Qualquer presidente da República ou ex presidente tem relevância para a Covilhã ou para qualquer outra cidade. Até o Eusébio mereceu honras nesta página.
Cravinho - Excelente observação.
Clemente - Paz à sua alma
M.M. - Acho muito bem, haja respeito, foi um lutador pela liberdade.
Cravinho - Quem lutou pela liberdade foram os militares, não foi o amigo bochechas lá sossegado em França...
Marta - Cravinho, num momento destes, o mínimo que deveria ter era RESPEITO! Apenas lhe recordo, independentemente de ser ou não pró-socialista,que se não fossem pessoas como o Dr. Mário Soares, o sr. não poderia expor a sua opinião tão livremente, nem neste espaço nem noutro qualquer!
Cravinho - Se a democracia tivesse donos, era uma ditadura! O Marinho esteve sossegado em França à espera que o regime caísse... A verdade é essa. E não falei em pró socialismo nem pro coisa nenhuma! Já cansei deste assunto!
Froes - Os meus sentimentos à família
Feliciano - Antes do mais. RIP !!! Condolências á família ! Só a HISTÓRIA dirá se foi o político que todos dizem ter sido !!! Eu que nunca concordei com algumas das suas decisões tenho dúvidas. Mas ninguém pode agradar a todos !!!
Helga - Deixo o meu respeito mas nem sempre estive de acordo ...
Mário - O Lobo tem razão. Há determinados..., que publicam comentários e artigos ofensivos da memória de pessoas falecidas sem terem pelo menos o respeito pelos que cá ficam. Enfim cada um é como cada qual. Não sou dos que critico os opinativos de opinião contrária. Porém ofender a memória de quem já partiu , seja quem for, passa dos limites da liberdade de opinião para entrar no ilícito criminal. Aos que só têm a coragem de expressar a sua opinião contra quem já não lhes pode ensinar mais , desejo-lhes Vida Eterna. Tenho dito.
José - Mário, vamos supor que X praticou vários crimes, vamos supor que também golpeou famílias e a nossa história e honra (de forma que pelas nossas continuadas leis teria que ser condenado por traição à Pátria)... vamos supor também que alguém acha que este homem criminoso tem honra que se deva respeitar, e que as famílias por ele vitimadas tenham que, por amor de não se sabe que coisa, calar! Acharia justo!? Acharia códigos jurídicos em toda a civilização que sustentem tal coisa?
Uma pergunta: depois de Salazar ter morrido, e tendo Mário Soares arremessado contra ele palavras... depois disso, o Mário esboçou alguma crítica a estas actitudes? Aguardo a resposta. Obrigado.

Mário - José, não sendo , como já referi, intenção minha limitar quaisquer intelectos , apenas lhe digo que a defesa dos interesses sejam - morais ou patrimoniais - se faz com dignidade e com respeito pelos ofendidos, quando os haja. E modéstia minha , estou convencido que não é necessário procurar fora do nosso ordenamento jurídico para que se faça justamente a reparação de ofensas como exemplifica. Quanto à sua questão "in fine" não lhe poderei responder , que não assisti e não acredito em tudo o que leio. Nessa época andava entretido com , bicicletas, berlindes, música e namoraditas, quicá como o José. Um grande abraço.
José - Mário, concordará que um inimigo da pátria não pode ter aplausos nossos, o que seria um desrespeito para com todos nos, e para com os nossos antepassados que, com suor, e sangue, nos legaram para usufruir, mas também para proteger, cuidar e honrar. Portanto, ou bem que honramos os honrados, ou bem que honramos o seu ofensor  desonroso... (as duas em simultâneo é contradição ou falsidade). Onde está então a discordância aqui nestas conversas? Parece evidente que a discordância está em que uns acreditam a personagem como um herói, e outros como criminoso.
Mário - José, de facto o seu raciocínio é de louvar e sua conclusão final é evidente. Não lhe quero tirar razão. Mas se analisar o meu comentário inicial , não quis referir-me em concreto ao nosso «par» falecido, mas sim defender genérica e abstractamente a Dignidade e o Respeito por Pessoa Falecida; o que, aliás, faço e farei sempre. Melhores cumprimentos.
José - Mário, talvez eu tenha sido insuficiente no que escrevi (se foi o caso, queira desculpar). Eu refiro-me a qualquer pessoa falecida que tenha estado nas condições de Mário Soares. Noutros tempos, pelas mesmos feitos teria sido julgado, e preso, ou mais grave (tenham-se em conta as nossas antigas leis e costumes, mais prontas a punir o mal e a facilitar o bem) .... Acontece que esta personagem socialista faz parte do grupo dos vencedores. Outro caso idêntico é o do criminoso Buiça, o qual ficou por julgar, não fosse ele do bando dos vencedores.
Mário - Ok, José. Nada mais lhe posso dizer. Abraço.
José - Mário... é simples:
1 - Os criminosos não têm direito a ser honrados, publicamente antes pelo contrário; porque seria um escândalo, uma injustiça, e uma sem razão, um desincentivo, etc...
2 - Os familiares destes defuntos não podem exigir ou ambicionar um tratamento honroso ao defunto. Antes pelo contrário, devem envergonhar-se por ele.
Isto é assim desde a Grécia antiga, passando por S. Tomás de Aquino (sistematização do Pensamento Católico), direito, costumes etc... Não creio que no séc. XXI se tenha criado moral diferente…


Esta última conversa colocou também em evidência que a difusão exaustiva do culto "25 de Abril" exaltou de tal forma certos erros como virtudes (ex: os fins justificam os meios) que deixa os hodiernos sem argumentos. Também este culto de ladainhas lamentáveis, por não ser mais forte que as nossas raízes e costumes, em vez de nos terem mudado os valores, apenas nos deixaram bloqueados entre opostos. Já noutros lugares do mundo, onde as raízes foram praticamente cortadas [alguns pensam em vão que a raiz cortada pode ser reatada], qualquer onda que se levante faz adeptos necessitados de preencher um vazio, como a mesma velocidade com que se levantam mil ceitas.

Esta última conversa transcrita passa-se entre gente que tem certa filiação política (ex. Cravinho e Mário), local, e um ou outro sem filiação (Ex: José).

Concordarão os leitores que o artigo reuniu com certa amplitude para servir de mostra. Os portugueses são UNS, os meios de comunicação principais SÃO OUTROS, e os ambientes políticos principais na realidade casam com os meios de comunicação mas querem fazer parecer--se casados com os portugueses.

"25 de Abril, sempre"? Deus nos livre. Soares, nunca mais.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES