15/08/18

FRASES DO SANTO CONDESTÁVEL DE PORTUGAL

Altar mor da igreja do Santo Condestável (1951)

"Que há-de ser do Reino, que assim fica deserto? Quem o há-de defender de alguns se contra ele quiserem ir?"

"Deus não queira que por dádivas e largas promessas vá contra a terra que me criou; mas antes despenderei meus dias e espargerei meu sangue por amparo dela".

"Não cumpre que por vosso aso se perca a Cidade, e o Reino seja posto em aventura. A qual coisa, pois verdadeiro português, sois, não vos deve consentir o coração".

"E mais vale pôr-se o Mestre [de Avis] em aventura com eles todos e pelejar com El-Rei (…) [estrangeiros] que ficarem sujeitos a (...) [rei estrangeiro]".

"Portugal sempre foi Reino e isento por si e não sujeito (…), e ora não é a razão de o ser".

"(...) temos justa querela e razão dereita para defender nossa terra (...)".

"(...) ainda que fosse contra todos los reis do mundo, ele [o Mestre] deve de continuar a sua defensão e de todos aqueles que lhe som sujeitos (...)"

"(...) que defender vossa terra e bens, o que dereitamente sois teúdos de fazer".

"Na outra cousa em que duvidais segundo parece, que é a vinda de meus irmãos em sua campanha, isto nom temais per nenhuma guisa, nem Deus nom quisesse que nenhum per mim fosse enganado; cá eu nom os hei por meus irmãos em esta parte, pois que vêm por destruir a terra que os gerou; e nom digo contra meus irmãos, mas em verdade vos juro que, ainda que i viesse meu padre, eu seria contra ele (...)"

"Ah! Portugueses! Pelejai, filhos e senhores, por vosso rei e por vossa terra!"

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES