Sta. Hildegarda |
Agradeço ao leitor que partilhou as matérias que aqui vou transcrever.
A revolução liberal, apagou muita coisa da verdadeira Europa, interrompeu o processo civilizacional das Américas católicas. Uma das vitórias do mal foi a criação de falsas monarquias e repúblicas, a criação de uma "Nobreza" sem sucessão, a lenta e constante tentativa de subverter os mecanismos e a hierarquia da Igreja. Com tudo isto, e a par da ideologia da "igualdade", e da democracia, os católicos de hoje quase já não têm referências de vida que lhes suporte a ideia de diferenciação. Grita-se direito à igualdade negando a verdade das boas e próprias diferenças. Tem-se já a diferença como se fora um mal, e por isso querem-se dar direitos iguais a naturezas e situações diferentes, e, ainda para mais, com deveres diferentes. Enfim...
Sta. Hildegarda, tinha sido acusada de que o seu convento era elitista, que só nele recebia as filhas da Nobreza, fazendo distinções, e que Cristo não teria olhado a distinções sociais. Eis a reposta de Sta. Hildegarda:
"Deus vela junto de cada homem para que as classes
baixas nunca se elevem sobre as altas [referindo não só o Povo, relativamente ao Clero e Nobreza, mas também as próprias diferenciações que por tradição no Povo há], como fizeram outrora Satanás e o
primeiro homem, que quiseram exaltar-se acima de seu próprio estado."
"Quem há que guarde num só estábulo todo o seu
rebanho, bois e jumentos, ovelhas e carneiros? Por isso devemos velar
para que o povo não se apresente todo misturado num só rebanho. De outro
modo produzir-se-ia horrorosa depravação dos costumes, e todos se
dilacerariam mutuamente, levados pelo ódio recíproco ao ver como as
classes altas se rebaixariam ao nível das classes baixas, e estas se
alçariam até a altura daquelas."
"Deus divide seu povo sobre a terra em diferentes classes, como no Céu classifica seus anjos em diferentes grupos. Porém Deus ama a todos igualmente."
"Deus divide seu povo sobre a terra em diferentes classes, como no Céu classifica seus anjos em diferentes grupos. Porém Deus ama a todos igualmente."
Sem comentários:
Enviar um comentário