Thomas de Kempis
II Livro
O Mundo Interior
II Livro
O Mundo Interior
Cap. I
A Vida Do Espírito
1. O Reino de Deus consiste na paz e na alegria do
Espírito Santo, o que não é concedido aos ímpios.
Converte-te a Deus de todo o teu coração, deixa
este mundo miserável, e a tua alma encontrará repouso.
Aprende a desprezar as coisas exteriores e a
dar-te às interiores, e verás como vem a ti o Reino de Deus. Se lhe aparelhares
no teu interior morada digna, Cristo virá a ti e te manifestará a Sua
consolação. Toda a Sua glória e formosura está no recesso da alma e é aí que
Ele se compraz. Ele a visita amiúde, entretém-se com ela docemente , serve de
agradável alívio em suas penas, enche-a da Sua paz e contrai com ela uma união
íntima.
2. Eia pois, alma fiel! Prepara o teu coração para
receber tão grande amigo, a fim de que Ele se digne vir a ti e habitar contigo.
Vê que Ele mesmo disse: "Se alguém me tem amor, observará a minha lei, e nós
viremos a ele e nele faremos a nossa morada."
Dá portanto, lugar no teu interior a Jesus Cristo
e não consintas que outrem venha ocupá-lo.
Possuindo Cristo em ti, és rico e de nada mais
necessitas. Ele será, em tudo, o teu ecónomo e fiel provisor, de sorte a te
tornares independente e sem que precises de recorrer aos homens.
Os homens mudam depressa e faltam com facilidade.
Jesus Cristo, ao contrário, é sempre o mesmo e a Sua amizade permanece firme
até ao fim.
3. Não deves pôr muita confiança no homem frágil e
mortal, ainda que te seja útil e amável; e também não deves entristecer-te
muito quando ele alguma vez se levanta contra ti e te mostra oposição. Os que
hoje estão da tua parte, amanhã podem ser teus inimigos, assim como os que hoje
são teus inimigos, amanhã podem ser teus amigos. Os homens variam como o vento.
Põe toda a tua confiança em Deus e seja Ele o teu
temor e a tua afeição. Ele responderá por ti e fará o que melhor te convier.
Não tens neste mundo cidade permanente – em
qualquer parte que estejas, és estrangeiro e peregrino; nem terás descanso uma
hora sequer, se não estiveres intimamente unido com Jesus Cristo.
4. Que vês neste mundo que possa merecer-te
afectos, não sendo ele o lugar definitivo do teu descanso? O Céu te é destinado
para habitação; não deves ver as coisas terrenas senão de passagem.
Tudo acaba e igualmente virás a ter fim. Não
cries, portanto, amor ao que é passageiro, para que não te faça cativo e morras
nas suas cadeias.
Ocupe o Altíssimo o teu pensamento e a tua oração
seja dirigida incessantemente a Jesus Cristo. Se não sabes contemplar as
coisas celestes, detém-te na paixão de Cristo e de boa vontade abriga-te nas
Suas divinas chagas. Se recorreres a esses preciosos e sanguinolentos sinais do
Seu amor para connosco, sentirás grande ânimo nas tuas tribulações, não darás
importância ao desprezo dos homens e sofrerás facilmente as suas murmurações.
5. O mesmo Jesus Cristo sofreu neste mundo o
desprezo dos homens. Na maior necessidade e entre opróbios, foi desamparado
pelos amigos e conhecidos. Ele quis padecer e suportou que o desprezassem, e
tu, à vista de tanta paciência, atreves-te a queixar de alguma coisa?
Jesus Cristo teve inimigos e caluniadores, e tu
queres que todos sejam teus amigos e benfeitores? Como coroará Deus a tua
paciência, se nada queres suportar? Sofre com Cristo e por Cristo, se queres
reinar com Cristo.
6. Se uma só vez entrasses no interior de Jesus e
sentisses um pouco o Seu ardente amor, não farias caso de comodidades ou
incómodos e até te alegrarias de ser injuriado, pois o amor de Jesus faz com
que o homem a si mesmo se despreze. O varão que ama a Jesus e é verdadeiramente
espiritual e livre de afeições desordenadas pode facilmente recolher-se em Deus
e levantar-se sobre si mesmo em
espírito, fruindo suave repouso.
7. Aquele que avalia as coisas pela sua realidade,
e não pelo dizer e pensar alheios, é verdadeiramente sábio e instruído mais
por Deus do que pelos homens.
Quem sabe andar recolhido dentro de si mesmo,
tendo em pouco as coisas exteriores, não busca lugares nem espera tempo para se
dar a exercícios devotos.
O homem interior depressa se recolhe, porque não
se entrega de todo às coisas exteriores. Não o impedem o trabalho ou as
ocupações, porque se acomoda com os factos conforme se vão sucedendo.
Aquele que está no seu interior bem disposto e
ordenado não faz caso do que perversamente praticam os homens.
O homem tanto mais embaraços e distracções acha em
si, quanto mais se aplica às coisas externas.
8. Se tiveres o coração recto e puro, tudo
contribuirá para o teu bem e para o teu aperfeiçoamento.
Todas as tuas perturbações e desgostos vêm de que
ainda não morreste perfeitamente para ti mesmo, nem te separaste das coisas da
Terra. Nada há que mais contamine e embarace o coração do homem do que o amor
desordenado das criaturas.
2 comentários:
Salve Maria.
É tão bendita a obra, que toda vez que lemos, parece ser a primeira.
Salve.
Sim, contudo ela é boa para iniciados que depois sigam por obras mais rigorosas no pensamento católico, como seja o caso da Preparação Para a Morte de Sto. Afonso de Ligório. Em certos lugares Tomás de Kempis é um pouco "sentimentalão", chegando a passar um pouco ao lado da coisa mais adequada, contudo, sem ir contra. Este livro é recomendado, sim, mas HOJE deve ser complementado depois, como lhe disse, para evitar algumas más interpretações próprias do pensamento dos nossos dias.
Volte sempre.
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