23/07/14

PASTORAL - ASSOCIAÇÃO DA DOUTRINA CRISTÃ - DIOCESE DA GUARDA (1906) (I)

PASTORAL

ASSOCIAÇÃO DA DOUTRINA CRISTÃ
fundada na
Diocese da Guarda
segundo as prescrições
de
SUA SANTIDADE PIO X

GUARDA
1906

Dom Manuel Vieira de Mattos, por Mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica, Arcebispo da Guarda, do Conselho de Sua Majestade Fidelíssima, Par do Reino, etc.

Ao Nosso Il.mº e Rev.mº Cabido, aos RR. Arciprestes, RR. Párocos e mais Clero, e aos Fiéis desta Nossa Diocese.

Saúde, Paz e Bênção em Jesus Cristo, Nosso Divino Redentor.

Sé da Guarda - Portugal
Um acontecimento que nos encheu o ânimo de júbilo e que nos deixou as mais gratas impressões e as mais fagueiras esperanças foi o Congresso do Clero diocesano, há meses reunido nesta cidade da Guarda.

Ao vermos reunidos em volta de nós, em tão grande número, aqueles que connosco compartilham a árdua tarefa de ensinar e dirigir esta porção da grei de Cristo, sentimos reanimar-se-nos a energia, e conhecemos que Deus estava connosco e abençoava os nossos trabalhos.

Estávamos reunidos para tratar um assunto do mais alto interesse para a glória de Deus e tínhamos a confortar-nos a palavra de Cristo: "onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estarei no meio deles."

Caros cooperadores, a vossa comparência nesse congresso, à custa de tantos sacrifícios, é a prova mais frisante da vossa abnegação, do vosso zelo e obediência sacerdotais - as três grandes virtudes que caracterisam o bom pastor de almas.

Se na concorrência aos exercícios espirituais haveis mostrado o grande empenho que tendes pela vossa perfeição moral, a vossa presença ali diz quanto prezais o vosso ministério sacerdotal.

Não foi certamente a debilidade da nossa voz quem vos moveu a tomardes parte nessa ilustre assembleia, mas sim o impulso generoso dos vossos espíritos conscios da sublimidade da vossa missão.

A fim de que de tão memorável acontecimento fique recordação estável e efeito duradouro, parece-nos conveniente recordar agora, volvidos já alguns meses, as considerações para as conclusões que se tiraram e que no meio de indizível entusiasmo foram unanimemente aprovadas.

Estudarmos as causas e as razões da actual decadência religiosa para lhe aplicarmos pronto remédio, - eis o motivo do nosso congresso.

(a continuar)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES