11/09/10

O SANTO CONDESTÁVEL - 13 de MAIO ?! (parte I)


Porque é muito digna fonte, resolvi apoiar-me no Agiológio Lusitano, obra ímpar de George Cardoso (séc. XVII), para apresentar-vos o “13 de Maio” antes das aparições da nossa Mãe Santa Maria em Fátima. Tentar entender Fátima sem entender Fátima-Portugal é labiríntico, tanto que têm surgido as mais diversas “certezas”.

Neste pequeno artigo, como o objectivo é somente o de fazer um levantamento temático, partilharei das folhas relativas ao dia 13 de Maio no Agiológio Lusitano. Contudo, surgiram algumas controvérsias pertinentes.

George Cardoso, no tomo III do Agiológio, registra em “Maio XIII” as seguintes comemorações, ou dias dedicados:

1 – “N. Senhora dos Martyres”
2 – “Relíquias do Convento de S. Domingos de






Guimarães”
3 – “Sôr Maria da Resurreição. Dominica”
4 – “A Madre Leonor Velha, Benedicta”
5 – “D. Anna da Gama Bernardi.”
6 – “F. Simã Coelho, Carmelita”
7 – “F. António da Vizitação, Carmelita”
9 – “P. João Terencio, Cõp. De Jesus”
10 – “Maria das Neves, viúva”
11 – Seis Cavaleiros de Christo, Japão”

Agora, antes de mais, vamos dar um salto ao primeiro volume do Agiológio e ler sobre o dia 1 de Janeiro na nota “h”:

“h. Floreceo F. Hierouymo de Britto an. 1593 como affirma F. Luis de Mertola na vida do Veneravel F. Stevão de Purificação c.27 & na sua m. f. Onde se lè, que he natural de Lisboa, & filho do convento do Carmo della. De que foi fundador o S. Condestable D. Nuno Alvez Pereira an. 1386. Como mais largamente diremos em seu dia 13 de Maio.”

Vemos que o Santo Condestável de Portugal não apareceu na lista do dia 13 de Maio mas, ao mesmo tempo, notificam-nos ser esse o seu dia. Que passa?

Há que explicar um pouco a respeito desta inacabada obra monumental. Nela, para cada dia, há duas secções, uma que proclama o santo, beato, venerável ou pessoa de reconhecidas e exemplares virtudes, em forma típica de santoral ou martiriológio, e outra que aborda a mesma temática a nível complementar, histórico. A distinção entre estas duas partes deve-se a que o Agiológio tem uma finalidade devocional, que não quer diminuir com notas históricas no momento da devoção, mas, por saber da importância histórica e do reforço da mesma devoção inclui todas as informações, à parte, no chamado “Comentário ao dia...”.

(leia a 2ª parte, aqui)

4 comentários:

Anónimo disse...

Então o seminário de La Reja?! Foste embora?

anónimo disse...

...

Anónimo disse...

Pois é!

Tb faço a mesma pergunta....

rsrs

anónimo disse...

Há vários indicadores de que Nuno Alves Pereira foi sendo comemorado no dia 13 de Maio. Contudo há dúvidas quanto a um dia certo, ou ter havido mais que um dia em simultâneo. O exemplo disso é a comemoração de N. Senhora dos Mártires, estes eram mártires de guerra em Portugal contra os mouros. Portanto falamos nomeadamente de cavaleiros. Mas tudo isso será tratado aqui.

TEXTOS ANTERIORES