24/05/20

O BRASÃO PELO QUAL SE PODE ORAR CDLXXVI

5 comentários:

Anónimo disse...

boa tarde. Em tempos enviei um e-mail ao blogporque o Eduardo Almeida andou a dizer nas capelas da FSSPX que tinha processado o dono do blog Ascendens. Outras duas pessoas que frequentam a capela também lhe perguntaram se tinha sido mesmo verdade isso do processo. É verdade ou não é e o que se passou? O que dizer da associação que o Eduardo Almeida fundou? https://associacao-e-ordem-militar-do-cristo-rei-e-sao-miguel-da-espa.webnode.pt/

anónimo disse...

Confirmo que em Portugal pessoas frequentes em Missas da FSSPX questionaram-me sobre o assunto. Sendo assim, farei uma declaração a esse respeito, ainda hoje.

Quanto a essa associação, à imagem daquilo que muito acertados publicámos sobre outras ("Causa Tradicionalista" e "Nova Portugalidade")faremos um levantamento e posteriormente diremos algo.

Tradicionalista disse...

Alguém publicou isto dois dias depois do texto do ASCENDENS:

Eis que foi fundada uma nova Associação e Ordem Militar em Portugal.

A 28 de Maio a Associação e Ordem Militar do Cristo Rei e São Miguel de Espada foi canonicamente erigida. Ups, peço perdão, "republicanamente" erigida pelo seu 'Grão-Mestre', o Sr. Eduardo Almeida. Perdão de novo, o Senhor Dom Eduardo Almeida-Portugal, visto que recentemente descobriu descender de uma das maiores famílias nobres de Portugal.

Os fins da Associação são:
1) Propagação da doutrina Católica;
2) Propagação do Reinado Social de Nosso Senhor Jesus Cristo;
3) Defesa Monarquia Tradicional plasmada na teologia do bispo francês Jacques Bossuet;
4) Promoção da liturgia Tridentina no seu máximo esplendor e dignidade, auxiliando o movimento tradicionalista nas suas várias forma;
5) Promover uma nova geração de estudos a respeito da Liturgia Católica Ocidental e Oriental;
6) Preservar o legado Monárquico do Absolutismo Régio Católico e das nobrezas do Antigo Regime, numa clara posição anti-liberal e anti-modernista.

Uma breve análise:

1) Qualquer Ordem Religiosa ou Militar necessita da autorização da Igreja, isto é, da sua erecção canónica. E se é uma Ordem que regra seguem? A de Santo Agostinho, a de São Bento, a de S. Francisco?!
Enquanto Associação Militar, necessitaria da aprovação Régia, visto que o Rei se arroga da chefia de todo e qualquer exército, exceptuando os Duques que poderiam comparecer com exército particular.

2) Sendo uma Ordem e Associação Portuguesa porque é que o Mons. Jacques Bossuet é a principal referência? Acaso Portugal não tem autores que "plasmaram" filosoficamente e teologicamente o Direito Divino dos Reis?
Ora, não só o Sr. Eduardo Almeida contraria as próprias disposições régias e eclesiásticas, defendidas por sua principal referência, como desprestigia sua própria Pátria.

3) Sr. Eduardo, qual o verdadeiro objectivo disto senão promover-se a si mesmo, enquanto titular de um título que não tem qualquer direito de "Grão-Mestre"? Se o é por amor a Igreja, porque contradiz a legislação da Igreja quando à criação de Ordens Militares, similar às Ordens Religiosas?

(continua)

Tradicionalista disse...

4) Que várias formas o Sr. Eduardo Almeida alega existir no "movimento tradicionalista"? As congregações ex-Ecclesia Dei, a FSSPX, a Resistência, a CMRI, as comunidades em torno dos Bispos Dolan e Sanborn? A quem se refere? E se se refere a todos em geral, a "Ordem Militar" estudará as Liturgias de João XXIII, a Liturgia de João XIII (com as reformas de Bento XVI), a de Pio XII, ou a de Pio X? Como é possível que esta Associação e Ordem , mesmo tempo que afirma a propagação da Doutrina Católica, possa ao mesmo tempo crer que existe várias "formas" da Tradição, e ainda se julgar combater as posições liberais e modernistas, quando estas "várias formas da Tradição" se acusam mutuamente de "hereges", ou "cismáticas", ou "próximas de heresia"?
Não saberá o Sr. Eduardo que cada Congregação segue normas por via da obediência e do espírito que as reveste e não podem mudar senão por reforma geral? Isto não é um teatro em cada sacerdote celebra com menos ou mais esplendor, mas sim normas gerais e autorizadas pela Igreja, seguindo a vocação de cada congregação, umas mais voltadas para a Liturgia, outras para o ensino, etc.
Por isso, os estudos litúrgicos não terão qualquer efeito prático ou útil.

5) Algo estranho nesta Associação é a sua devoção ao estudo da História, das Artes e da Filosofia (pelo menos em parte), enquanto se afirma também Ordem Militar. Onde estão as virtudes guerreiras, e os militares desejosos a dar a vida por Nosso Senhor e morrer pela restauração da Monarquia Tradicional (que deseja defender por via da inteligência)? Não existe. Além disso, a criação de uma "Ordem Militar" é um abuso (provavelmente com castigo de excomunhão) e é de todo uma estupidez.
Na verdade, serão um bando de meninos gordos, sem qualquer aptidão para o atletismo, os "guerreiros" destemido da Monarquia, em que se ocuparão de jantares e de discursos bobos.

6) Eu tempos privei com o Sr. Eduardo. Sei que ele é Ortodoxo. Sabe a Doutrina da Igreja, Conhece profundamente a Liturgia da Igreja. É exímio organista, etc; mas isto foi longe de mais.

7) E não Sr. Eduardo. Esta publicação não é nenhum acto vingativo contra o Sr. por me ter bloqueado sem qualquer pretexto, pelo facto de lhe ter questionado se não fazia menção aos privilégios Portugueses acerca do jejum e da abstinência na Quaresma. Mas claro, como queria agradar a Franceses optou por defender a disciplina Montiniana, enquanto repudia a sua Doutrina e a Liturgia. É preciso ou ser cobarde, ou muito néscio.

8) Também não sinto qualquer inveja por não ter sido convidado para participar em tal "ordem", visto que "através da História e de historiadores capazes" pretendem atingir os fins propostos. É que, não é achar-me capaz, mas o Sr. Eduardo sabe que sou dos poucos Portugueses formados em História, ortodoxo, defensor da Monarquia Tradicional, e conhecedor da Doutrina da Igreja. Não pode alegar ignorância pois em tempos pediu-me conselho antes de inscrever-se no curso de História da Faculdade do Porto.

9) Heraldicamente, mais uma vez demonstra abuso. Quem o outorgou autorização de usar uma coroa Real, o uso do encarnado sendo a cor do Papado e do Sacro Império Romano, de utilizar insígnias Reais e Papais como a Orbe e a Férula?

Repudio, como qualquer sincero Católico e Monárquico esta "Associação e Ordem Militar".
Eduardo, enquanto Grão-Mestre de uma Ordem Militar aceito treinar um pouco consigo. Deixai-me aprender um pouco das tuas habilidades guerreiras.

anónimo disse...

Caro Tradicionalista, obrigado por comentar.

Embora tenhamos publicado sobre o a divulgação da falsa notícia de processo, ficou prometida a declaração acostumada a respeito de associações que, aqui e ali, costumam aparecer com base naquela fatia de público... pretensamente tradicionalista (ou pelo menos conservadora). Entretanto, para que houvesse de nossa parte mais certeza e falta de qualquer engano e precipitação, quisemos esperar um pouco para ter tempo de avaliar e ver. O Artigo está apenas começado.

TEXTOS ANTERIORES