26/03/19

O MASTIGÓFORO - ("Corcundas" e "Constitucional")


Corcunda - ou Carcunda, designou sempre uma deformidade corporal, porém os Maçons lhe deram alta, passando este vocábulo para o sentido moral. Corcunda no Dicionário da facção, é todo aquele, que não é escravo, ou cúmplice do maçonismo, e quem tal diria, que sendo ainda ontem este nome desprezado, já hoje seria tido por honorífico, de tal modo, que apareça um excessivo número dessas Corcovas, que eu chamo invisíveis, as quais durante o Sistema Constitucional estavam alapadas no coração, e rebentando por fazerem serviços ao trono!! Ah homens, homens do Século XIX, que pequenos, e desprezíveis sois, e tendes a insânia de querer alterar, e reformar o que saiu de melhores cabeças do que são, ou podem vir a ser as vossas!!! De uma terra sei eu, e das notáveis destes reinos, cujo nome eu colo por decência, em que faz hoje um ano que o nome de Realista era o maximum das injúrias!! E anda agora tão repassada de amor ao Trono do seu adorado Monarca o Senhor D. João VI, que é uma consolação, e um pasmo!!

Constitucional - Veja-se na palavra Jacobino, que é Sinónima.

(Índice da Obra)

2 comentários:

Anónimo disse...

Embora haja alguma sobreposição entre os princípios do jacobinismo e do constitucionalismo - ambos defendem a ideia de que o poder deve estar nas mãos do povo

Anónimo disse...

O convento dos Jacobinos em Paris, onde se reunia o clube político dos Jacobinos durante a Revolução Francesa, já não estava em funcionamento como um convento religioso na época. Na verdade, o convento havia sido fechado em 1790, como parte das reformas religiosas da Revolução Francesa que buscavam eliminar o poder e a influência da Igreja Católica na França.

TEXTOS ANTERIORES