26/06/18

MÚSICA PORTUGUESA SACRA E RELIGIOSA DA ACTUALIDADE (I)

Se não formos nós portugueses, quem o fará?

Inauguramos uma série de mostra de música sacra e religiosa de compositores portugueses da segunda metade do séc. XX em diante.

Portugal é de certo o país católico que melhor música sacra e religiosa na actualidade produz e reproduz nas paróquias. Evidentemente, há também casos opostos aos quais nem vamos da voz.

Apenas para os que não conhecem e são de fora, é conveniente dar uma explicação rápida de que existe em Portugal, por parte da Igreja um Secretariado Nacional que se encarrega da peritagem das músicas que, segundo a composição e a letra estão aptas para o Culto em Portugal.

Não sendo a intenção fazer promoção de tais entidades, achamos de proveito dar a conhecer algum repertório usado actualmente nas Dioceses portuguesas.

Em tempo oportuno faremos uma rigorosa explicação daquilo que é "música sacra" e "música religiosa", com rigor e certeza académicos, e poderemos fazer exemplos didáticos para que não mais um leitor confunda uma com outra, e também para que até eclesiásticos possam finalmente receber clareza onde ela tem andado em falta.

Igreja de Nossa Senhora da Lapa - Porto
Hoje trazemos aos leitores a composição "Aproxima a tua mão". O compositor é o Cónego Comendador DR. António Ferreira dos Santos (Diocese do Porto), por mérito cultural Comendador da Alemanha e Comendador de Portugal, Reitor da Igreja de Nossa Senhora da Lapa (Porto).



(continuação: O Cordeiro que foi imolado)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES