Presépio da Basílica da Estrela (séc. XVIII) |
Depois do Advento, o qual prepara a festa da primeira vinda de Nosso Senhor, e apela à preparação para a Segunda vinda; eis que chega mais um Natal.
A sociedade perde a verdadeira noção do Natal; os católicos perdem o sentido apocalíptico que a Santa Igreja fez sempre questão de sublinhar.
A sociedade perde a verdadeira noção do Natal; os católicos perdem o sentido apocalíptico que a Santa Igreja fez sempre questão de sublinhar.
Que este pensamento seja uma ajuda para os nossos leitores; que o Natal seja comemorado com o sentido mais completo, e da forma mais completa que a cada qual for possível.
O MELHOR NATAL POSSÌVEL, são os votos da equipe ASCENDENS.
O MELHOR NATAL POSSÌVEL, são os votos da equipe ASCENDENS.
2 comentários:
O Presépio da Basílica da Estrela, en Lisboa, esse sim, é un autêntico PRESEPIO, da autoría de MACHADO DE CASTRO (há un outro, também da sua autoría -e muito bonito-, exposto no «MVSEV NACIONAL DE ARTE ANTIGA»)
A entrada p/ visita ao Presépio da Basílica faz-se por detrás do Túmulo da Rainha, contornando-o mesmo ao lado do Orgäo:
- creo que a visita é paga, mas ñ sei qual o valor que pedem...
E, de igual modo, quem queira visitar o Zimbório, paga un bilhete (há uns anos atrás, que eu me lembre, parece-me que era 1,00€, por tanto, uma importância meramente "simbólica").
Quanto ao Orgäo «da Rainha» (de autoría de Machado CERVEIRA, e que, inicialmente, esteve na Tribuna do lado esquerdo [p/ quem esteja voltado p/ o Altar-Mor, mesmo por cima da Sacristía]), esteve avariado durante vários anos, tendo sido restaurado, cerca de 2004, pelo Organeiro Dinarte MACHADO:
- trata-se de un Orgäo Ibérico de un único teclado, c/ registaçäo bipartida (como sucede nos Orgäos Históricos da Península e ñ só); no Coro Alto, existe ainda un outro Orgäo Ibérico, também da autoría de Machado CERVEIRA, c/ 2 teclados, mas, de momento, está bastante danificado, ñ se sabendo quais as hipóteses de o poder recuperar.
Caro Ismael Hernandez,
uma vez mais, muito obrigado pelo eu comentário.
Deveria haver uma invenção que permitisse acrescentar exteriormente os órgãos ibéricos, sem alterá-los no interior? Que acha?
Volte sempre.
Enviar um comentário