31/07/17

VISITAR PORTUGAL - Lamego - Santuário (IX)

(anterior, Óbidos)
 
Hoje vamos a Lamego; mas não todo, porque ficámos detidos na grande maravilha que é o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.


 
Contudo ... não nos resta outra alternativa que a obrigação de condenar a profanação do templo, por haver turismo dentro do espaço sagrado das capelas do templo. E a isto parece soar a voz da opinião geral do nosso tempo "mas então, é assim em quase todas as igrejas apetecíveis ao turismo... é assim mesmo, é normal" ... é quase normal, ou seja, norma, e é assim mesmo que acontecem profanações (é assim, e não apenas).

Tratem os Bispos de estudar o assunto tendo em conta os antigos livros, que era aos antigos que estes cuidados interessava gravemente, e tomem medidas; porque se não as tomam, juntam-se aos "sacrilégios" o agravo das "indiferenças com que Ele hoje é ofendido". E parece-me ouvir outra voz de um tradicional católico dizer-me "escreva também que hoje grande parte dos templos estão já profanados"; e eu respondo "neste momento não me apetece dizer que é verdade".

(continuação, Campo Maior)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES