25/07/17

NA SERRA ALTA - HONRAR OS SUPERIORES LGÍTIMOS

D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, Venerável da Santa Igreja
 
"Porque os nossos legítimos reis são nossos legítimos superiores, os nossos antigos tiveram virtude católica de honrá-los, desconfiando prontamente das teses adversas. (...) Eis um mau costume liberal lentamente assimilado pós victória liberal, eis um pecado mortal ao qual só a ignorância e a confusão poderão livrar de culpabilidade: tratar os nossos Reis legítimos com soberba, igualdade, desdém, juízo temerário, rebeldia, e outras posturas vis que, em outros tempos equivaleriam a uma debandada para o exército inimigo."
(na serra alta - J. Antunes)

2 comentários:

Anónimo disse...

elevar os ilegítimos e rebaixar os legítimos é coisa de burro traidor :P

anónimo disse...

Depois da vitória do Liberalismo sucedeu que:
A - Os bons portugueses: a) acostumaram-se a não respeitar quem estava ilegitimamente no poder, b) a não ter legítimos no poder para respeitar; c) parte, nem sequer conheciam a situação.
B - Os maus portugueses: a) tinham agora palco para a estúpida crença de que "legítimo" ou "ilegítimo" é aquilo que esteja em conformidade com a lei do momento (relativismo); b) "rei" é tomado por menos valor; c) perdem a noção da origem do poder, o qual vão atribuindo gradualmente à população (ou por meio dela); d) têm necessidade das teses difamatórias dos reis anteriores para justificar os crimes liberais... etc...

TEXTOS ANTERIORES