TIPOS DE HUMILDADE E DE ORGULHO
(S. Gregório Magno)
(S. Gregório Magno)
S. Gregório Magno |
Na verdade, irmãos, eu conheci a um irmão que tinha caído neste miserável estado. Ao princípio, quando um irmão que lhe dizia algo, desprezava-o e dizia-lhe: "Quem é este? Não há no mundo como Zósimo e seus discípulos." Depois começou a dizer: "Não há como Macário", e pouco depois "Quem é Macário? Não há como Basílio e Gregório". Mas depois começou a desprezá-los também: "Quem são Basílio e Gregório?" dizia. "Não há como Pedro e Paulo". "Pois sim, irmão", respondi-lhe, "não tarda que desprezes a Pedro e Paulo". Creiam-me, pouco tempo depois começou a dizer: "Quem é Pedro e Paulo? Não há como a Santíssima Trindade". Por fim levantou-se contra o próprio Deus, e foi essa a sua ruína. Por esta razão, irmãos, devemos lutar contra a primeira classe de orgulho, para não cair pouco a pouco no orgulho total.
Existe também um orgulho mundano e um orgulho monástico. O mundano consiste em achar-se mais que seu irmão por se ser mais rico, mais belo, ou melhor vestido, mais nobre que ele. Quando vemos que nos gloriamos dessas coisas, ou de que o nosso mosteiro seja maior ou mais rico e numeroso, saibamos que todavia estamos em orgulho mundano.
O orgulho monástico consiste em gloriar-se das vigílias, dos jejuns e piedade, da observâncias, do próprio zelo, e humilhar-se por vaidade. Tudo isto é orgulho monástico. Se cairmos em orgulho, é melhor que tal seja o monástico, e não o mundano.
(a continuar)
Sem comentários:
Enviar um comentário