12/04/13

RASCUNHOS ASCENDENS (III)

V RASCUNHO

O infante D. Miguel regressou a Portugal em 22 de Fevereiro de 1828 depois de uma passagem por Paris e Londres, onde foi recebido por Carlos X e Jorge IV. A 24 daquele mês era empossado na regência e a 26 jurava de novo a Carta. O ministério então constituído - duque de Cadaval, José António Leite de Barros, Luís de Paula do Rio de Mendonça, conde de Loulé e conde de Vila Real - Era quase todo formado por absolutistas. D. Miguel apercebeu-se do enorme apoio que granjeava nos mais diversos sectores da população portuguesa e que se traduziu, por exemplo, na sua aclamação como Rei de Portugal pelos senados das cidades de Coimbra, Lisboa e Aveiro. No mês seguinte, pressionado pelos seus partidários, dissolveu as câmaras (13/03/1828) e convocou Cortes (05/05/1828) à maneira antiga, com representantes dos três estados. Nelas foi aclamado Rei, título que assumiu a partir de 30 de Junho de 1828. A monarquia absoluta regressava, mas não sem alguma resistência [liberal].


VI RASCUNHO

Se em Portugal temos tudo deixado em armários fechados e muito discreta e raramente abertos, na Espanha os armários são lembrados para, discretamente, deixar esquecidas obras comprometedoras. O português tradicionalista que busque nos actuais movimentos espanhóis (da hispanidad) algum conforto acabará por encontrar o absurdos se se mantiver honesto. O brasileiro monárquico encontrará mais provavelmente contrariedades, dificuldades, e repugnará então o Carlismo por este assentar na legitimidade. Mas sobre a legitimidade assentam 

É louvável o Carlismo espanhol em toda a sua intenção... Em França acontece algo semelhante, em Portugal mais ou menos (o absolutismo- miguelismo). A bem ver, todo um fenómeno idêntico aconteceu na Europa com a enfermidade que alcançou as monarquias por se transformarem tradicionais em liberais. O liberalismo varreu as Américas e teve todo o espaço.

A hipanidad, tem um fim muito louvável e poderia ser imitada, caso se garantisse primeiro uma imunidade ao que de "estranho" tentar vir de fora.. Assim, infelizmente, a hispanidad foi absorvendo elementos "estranho", e criando outros entre si


VII RASCUNHO

O infante D. Miguel regressou a Portugal em 22 de Fevereiro de 1828 depois de uma passagem por Paris e Londres, onde foi recebido por Carlos X e Jorge IV. A 24 daquele mês era empossado na regência e a 26 jurava de novo a Carta. O ministério então constituído - duque de Cadaval, José António Leite de Barros, Luís de Paula do Rio de Mendonça, conde de Loulé e conde de Vila Real - Era quase todo formado por absolutistas. D. Miguel apercebeu-se do enorme apoio que granjeava nos mais diversos sectores da população portuguesa e que se traduziu, por exemplo, na sua aclamação como Rei de Portugal pelos senados das cidades de Coimbra, Lisboa e Aveiro. No mês seguinte, pressionado pelos seus partidários, dissolveu as câmaras (13/03/1828) e convocou Cortes (05/05/1828) à maneira antiga, com representantes dos três estados. Nelas foi aclamado Rei, título que assumiu a partir de 30 de Junho de 1828. A monarquia absoluta regressava, mas não sem alguma resistência [liberal].


VIII RASCUNHO

DA BÊNÇÃO PONTIFICAL DAS IMAGENS; CRUZES; PARAMENTO E CONVENTO; QUE SE FEZ NESTE DIA

"Pelas nove horas da manhã veio o Deão D. José Manuel à Igreja na qual o esperavam vários ministros deputados para assistirem a esta função. Estavam já preparados os Acólitos com turibulo, naveta e a caldeirinha de água benta. Revestiu-se de Pontifical com capa, e mitra encarnada, e benzeu as cruzes que estavam expostas sobre a credência com todas as cerimónias prescritas no Pontifical Romano.

Finalizada a bênção, genuflectiu para adorar e beijar uma das cruzes, o que também fez Sua Majestade e Altezas, que assistiram ao acto, depois dos dois Bispos de Patra e Nankim, que também estavam presentes: logo os Cavalheiros, e ultimamente o Provincial e Guardião do novo Convento.

Feita a bênção das cruzes, foi benzer os painéis dos Altares, dando princípio a esta cerimónia, começando pelo primeiro à entrada da igreja da parte do Evangelho e em que se veneram a imagem de Cristo crucificado, nossa Senhora, e S. João Evangelista. E para continuar a bênção dos mais painéis, paramentou-se de ornamentos brancos e foi benzer o Altar mor, cuja pintura ostenta a imagem de Maria Santíssima oferecendo o menino Deus a Santo António. Depois [seguiu-se] o do cruzeiro da parte do Evangelho, em cujo Altar se acha colocado o Santíssimo Sacramento, e continuou a bênção dos mais painéis distribuídos pelos Altares das capelas. Estando a cerimónia concluída, entrou na Sacristia e benzeu o cofre em que se haviam de expor as relíquias, os paramentos de todas as cores tal como as alvas, amictos e cordões que estavam postos em cima dos caixões e bancos por sua ordem [devida].

Concluído este acto, foram à capela mor buscar a cruz que no pavimento do Presbitério estava arvorada como já se disse, e a


 IX RASCUNHO

Estava eu a consultar e-mails antigos quando dei por parte da correspondência com o famigerado "Alef Tau", mais conhecido por "Alef", que continua a espalhar o erro no "Formum Paroquias".

Nesta correspondência aparece o tema do "apagão", assunto antigo em que o blogue ASCENDENS, em tempo, eliminou da caixa de comentários uma significativa quantidade de estagnes que não tinham sido sujeitas a aprovação ("moderador"). Tais comentários não se sujeitavam a qualquer tipo de regra, vinham em massa e em grupo

Sem comentários:

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