29/09/12

AS ORAÇÕES DE ALGUNS ...

Este artigo é apenas uma tentativa de ajudar, caricaturando quanto necessário, sem querer ridicularizar. Pego num conjunto de características de vários "grupos" focando-lhes os apegos e idéias, atribuindo-lhes orações imaginárias.

Oração dos "monarquistas da capela em S. Paulo"
"Senhor, fazei que o triunfo do Coração Imaculado de Maria venha rápido com o "quinto império". Afastai de nossas mentes a tentação de achar que o anticristo venha depois e esmague a cabeça de tal triunfo."

Oração dos "seguidores do mosteiro de Santa Cruz"
"Senhor, livrai-nos de um acordo com Roma, mas fazei-nos esquecer das implicações da aceitação do Summorum Pontificum."

Oração dos "seguidores da Radio Cristiandad"
"Senhor, protegei-nos da neo-FSSPX. Continuai a dar-nos inteligência e a conservar-nos clarividentes. Vos agradecemos por terdes escolhido a Argentina para acolher a igreja do fim-dos-tempos (assim o mostrais no Apocalipse). Fazei-nos cada vez mais semelhantes à Santíssima Rainha das Américas, Santa Isabel a Católica, odiada pelos judeus. Obrigado por sermos nós o humilde bastião da Fé e cumprirmos os desígnios da Espanha eterna. Que Pedro Oliveira não abra mais a boca para espalhar porcarias pela querida Internet.

Oração das capelas fellaystas
Obrigado Senhor por toda a tranquilidade que reina agora na FSSPX. Obrigado Senhor pelo levantamento das excomunhões que não existiam. Obrigado Senhor pelo Motu Proprio que nem o papa acredita nele. Dai-nos humildade para aceitar que Mons. Lefebvre hoje não teria dito certas coisas. Protegei o Superior Geral dos rebeldes que estão entre nós mas querem mal à FSSPX; nós não somos sedevacantistas como eles. Não pedimos a conversão do Papa nem de Roma, por tal ser impossível, Roma nunca se retrata, mas que seja elaborada uma interpretação do Concílio Vaticano II. Que o Santo Padre nos dê uns estatutos e nos deixe criticar sem que caiamos nos graves erros de fazer as mesmas críticas dos rebeldes "sedevacantistas" (nós não somos sedevacantistas, Senhor). E por são tantas as novidades, ou melhor, tantos os novos benefícios que nestes últimos anos nos tedes dado, vos continuaremos a agradecer à medida que eles venham. Se vier um grande benefício desses, como serão os que virão depois de uma integração com Roma, não daremos conta da diferença! Fazei-nos esquecer tudo o que nos incomodar, e fazei-nos centrar só no que é fundamental.

Oração dos sedevacantistas
Obrigado Senhor por nos susterdes lúcidos, sem Papa. Fazei que os outros católicos enganados entendam os nossos milhares de documentos explicativos para não se deixarem arrastar pelo DR. José Ratzinger. Que venha rapidamente o verdadeiro Papa da forma misteriosa que Vós tedes providenciada. Iluminai os tradicionalistas que, na verdade são uns sedevacantistas não assumidos presos por alguns erros.

Oração das capelas da Opus Dei
Senhor, que tedes junto de Vós o nosso Pai Fundador S. JoséMaria Escrivá, que por ele temos recebido tantas graças, dai a força necessária ao Santo Padre Bento XVI no restauro da Santa Igreja. Submetei com a vossa doçura os grupos que, por exagero de esmero, se afastaram da obediência ao Santo Padre. Mostrai a todos o exemplo dado pelo nosso Santo Fundador e elevai aos altares o seu canonizador, o Beato João Paulo II - assim o vosso Reino brilhará o quanto antes como é da vossa vontade.

Oração dos joãopaulistas-segundistas
Tu que és amor, ilumina os nossos corações, enche-os de paz. Fazei-nos serviço para os outros como mãos de Ti. Pedimos humildemente que eleves o santo padre João Paulo II à dignidade dos altares, pois tem sido o grande exemplo do mundo e amado por todos. Ele era o mensageiro da paz, da palavra, o sorriso que ia ao encontro dos outros. Ajuda-nos senhor a seguir os seus passos, também nas amarguras da vida, na hora da doença, da fraqueza, porque somos jovens como ele sempre foi jovem.

Oração de uma velhinha de uma aldeia aqui ao lado
Oh Senhor, dai saúde aos meus e a mim para cá andarmos debaixo da vossa vontade. Vós nunca me faltaste e eu faltei-Vos tanto. Divino Espírito Santo, iluminai-me o caminho, dai-me sentidos na hora da morte, e assistência. Dai-me forças, paciência, humildade e que eu ande sempre na Vossa companhia. Nossa Senhora, minha mãezinha, protegei os meus [segue-se uma lista de pedidos por cada membro da família, a começar pela alma dos parentes que já foram, e por ordem hierárquiaca, ao parentes vivos por ordem também], sede a minha protectora na hora da morte. São Miguel meu defensor, protegei-nos a todos do mal, afastai os males para longe desta casa, e protegei os meus filhos e netos.

Oração que todos os leitores juntos deste blogue me atribuiriam
Senhor, livrai-me dos erros que nestes tempos de apostasia andam por todo o lado, e de forma crescente. Afastai-me das influências modernistas e liberais, sobretudo dos liberais e modernistas que se achem tradicionalistas. Ajudai-me a cumprir o meu dever de lembrar a civilização católica, sobretudo a lusa, e fazer justiça à vocação que deste ao solo luso. Dai-me clareza para não me deixar enganar pela espanholatria. Quer reine Cristo, de forma absoluta, que brilhe a Doutrina, que se veja a Moral, que se entendam amavelmente os bons-costumes. Rogo-vos Imaculada Mãe, minha padroeira, padroeira e Rainha de Portugal, que me guieis e convertais a minha família e também os meus mais antigos amigos. S. Miguel, meu patrono, Anjo de Portugal, defendei-me do mal e livrai a minha pátria da ocupação. S. José, rogai por nós. S. Pedro, Rogai por nós. Todos os santos e beatos de Portugal, e outros de virtudes heroicas, rogai por nós. Meu anjo da guarda, livrai-me de cair em tentação.

A meio do parágrafo anterior, acabei por escrever o que me ia cá dentro e uma abreviação do que costumo rezar. Sem contar o último parágrafo, de todas as orações que eu prefiro é a da velhinha. O que opina o leitor?

8 comentários:

Católica Apostólica Romana disse...

Das orações postadas, obviamente a da velhinha é a mais sensata e, no meu modesto parecer (se é que a alguém importe), a que mais agradaria a Nosso Senhor.

Tomo a liberdade de postar a que eu costumo recitar (em italiano, língua na qual fui "alfabetizada na Fé"), todos os dias, ao abrir os olhos: Meu Deus, eu Vos amos e adoro, Vos sou grata por ter-me criado, feito cristã e conservado nesta noite. Vos sou grata também por todos os bens espirituais e materiais com que me agraciai todos os dias. Vos ofereço todas as ações deste dia, façai que sejam todas segundo a Vossa Santa Vontade. Protegei a minha família, afastai os inimigos e o Mal. Protegei a Santa Igreja. Ficai sempre conosco. Seja feita sempre a Vossa Vontade. Amém.

anónimo disse...

Giulia d'Amore,

Obrigado por comentar e deixar essa oração tal bem resumida, estruturada e simples.

Volte sempre.

Católica Apostólica Romana disse...

Desculpe, acho que cliquei duas vezes... vou tentar deletar.

Queria fazer tb uma correção, pq eu traduzi mentalmente, na hora, e esqueci de um trecho, antes de "Protegei a minha familia..." Tem: "Perdoai os meus pecados que são tantos, e ajudai-me a não pecar mais".

Talvez seja estruturada e simples pq é uma lembrança de minhas orações qdo criança. A "facilidade" da oração na infância talvez espelhe tb a "oração da velhinha".

In Jesu et Mariae!

anónimo disse...

Giulia d'Amore,

Novamente, obrigado.

Sim, muito boa oração. Agora fica ainda mais completa. As orações velhinhas são muito maduras e certíssimas espiritual e doutrinalmente.

Obrigado.

Anónimo disse...

Orar sempre faz bem! Basta saber quem, nas orações anteriores a da velhinha, Deus irá atender?!
Fico com a da velinha da aldeia!!!

M. Maria disse...

Alguns pedem a Deus coisas estranhas ou com fins estranhos...

anónimo disse...

M. Maria,

obrigado por comentar.

Sim, reparo que sim. Pedem uns conforme os receios e a esperanças vãs, menos vãs ou boas.

Volte sempre.

anónimo disse...

Lembro que isto é de 2012, e que hoje o panorama mudou em alguns casos.

TEXTOS ANTERIORES