03/04/12

"CHIESA VIVA" - TOLICE SATÂNICA?

Há católicos muito prudentes que se manifestam contra textos cheio de verdades e onde haja um erro ou ambiguidade perigosa, ... e muito bem. Contudo, há quem trague qualquer artigo com muitos erros e poucas verdades, e nisso encontre alimento para seus maus afectos. Muito se confunde hoje maus afectos com amor à verdade.

A Chiesa Viva é um antro de confusão, de calúnia, de escuridão. Difundiu agora um artigo sobre uma  mitra,  a qual denomina "mitra satânica". E difundem-no também alguns leitores, acrescentando-lhe o argumento de autoridade: tal mitra fora minuciosamente estudada por um muito entendido no assunto. Ena...!
Pastor, ovelha, cajado, flauta. Esta é a
figura central da mitra.

Vendo que alguns andam já arrastados por esse horrível artigo, quero mostrar-lhes os falsos argumentos da tese da "mitra satânica".

Em primeiro lugar, há que olhar o artigo (a versão em espanhol é a mais próxima), com prudência e espírito crítico. Portanto, se o leitor ainda não o leu prudentemente, queira fazer a si o favor.

A mitra em causa foi feita para a "coroação" de Bento XVI, depois foi usada por Sua Santidade na famigerada Igreja da Sagrada Família em Barcelona, e agora apareceu também no dia de Ramos.

O artigo da Chiesa Viva mostra-nos muitas imagens nítidas, menos a da mitra. Chega a parecer que o autor, na sua investigação, ou se serviu de fotos pouco nítidas, ou de fotografias nítidas que não quis revelar no trabalho que nos apresenta (estranho seria), ou teve a possibilidade de contemplar a dita mitra de perto e com tempo (e não teria tido oportunidade de fazer registo fotográfico). Enfim... o que sabemos é o evidente: por algum motivo não há no artigo da Chiesa Viva fotos nítidas da mitra  "minuciosamente estudada".

Diz o autor que o painel central da mitra tem um Pã. Mas, ao olharmos para a mitra, vemos um pastor tocando flauta, com seu cajado, guardando uma ovelha, coberto com suas roupas. É certo que o pastor toca um tipo de flauta chamada comummente "flauta de Pã", tal como muitos pastores até os nossos dias o têm feito - flauta tão típica do folclore. Ao olharmos para as pernas do pastor não vemos nelas patas de bode, e nem  na cabeça há chifres ou orelhas de bode como num desnudado Pã!

Quando aqui na serra mais próxima vejo um pastor tocando uma destas flautas, transportando o seu cajado de pastor, guardando suas ovelhas junto a ele, vestido como humano (portanto, como um pastor), não penso nem digo que vi um Pã! Digo e penso que vi um pasto!... Óbvio! Se no painel central da mitra há uma personagem com pés humanos, cabeça humana, que guarda ovelhas, se veste humanamente, porque é que alguns querem dizer que é um Pã!? ... Não importa... É um pastor!

Pã, Silvo, Fauno...
Há a possibilidade do autor do "minucioso estudo" não ter visto de perto a mitra em questão, e ter-se baseado na foto pouco definida que mostra no artigo. A má visibilidade foi agravada de estranha imaginação deixada à solta por estranha vontade!

Uma outra "visão" deste autor é  a do "caduceu de Hermes". Diz o autor que o desenho central na parte superior da mitra contem um caduceu de Hermes. Mas quem lá encontrará o caduceu se a imagem for mais nítida!?...

Não há fotografias bem definidas da mitra na internet, o que dificulta a averiguação e sério estudo. Felizmente, depois de algumas buscas, encontrei uma fotografia bastante mais nítida que a usada pela Chiesa Viva.

Depois de submetida a um tratamento digital, a fotografia da mitra está pronta aqui para a nossa observação atenta (clicar em alguma das imagem para ampliar):


Dizem pela Chiesa Viva que ao centro da mitra sobre a árvore há um caduceu de Hermes. Não... a imagem agora nítida não nos permite ver ali caduceus de Hermes, mas sim o prolongamento ornamental da árvore sobre o pastor. Este prolongamento é feito numa das disposições mais conhecidas na decoração arquitectónica: ramas encadeadas, dispostas em caracol. O artista criou um encadeamento vegetal de voltas e contra-voltas. Deitada, simetricamente, dos dois lados, está uma metade da mesma decoração (na base) ladeando o pastor.

Outros encadeamentos decorativos:

Vaticano
Retábulo - Portugal

 O Caduceu de Hermes não tem ramagem em caracol, mas sim serpentes simetricamente cruzadas:

Caduceu de Hermes
Portanto, o articulista não viu de perto, não tinha fotografia nítida, ou enganou-nos porque desenvolveu um conjunto de conclusões que só podem ser aceites por quem não tiver a imagem nítida da mitra! Certamente muitos leitores aderiram à orientação do artigo pela lógica, contudo sem se darem conta de que as premissas recolhidas pelo autor não são reais! Lógica há, mas as premissas não são reais, portanto.

De bem, em tal artigo, sobra a contagem do número de pérolas na mitra (e talvez mais alguma coisinha). Sim, o autor contou bem as pérolas! (Posteriormente à redacção do nosso artigo ASCENDENS notei que o número de pérolas ao centro da mitra pode estar mal contado - a árvore que abriga o pastor parece ter também uma ou duas pequenas pérolas...)

Concha de 13 gomos
Capela mor
Basílica de S. Pedro
Roma
O autor fica com fama de "má vista" (os dados que recolheu são equivocados). O autor fica com fama de imaginativo (viu gigantes, onde há moinhos). Até os números certos que recolheu sofreram depois um tratamento imaginativo onde falta o necessário apoio no real... Posto isto, não há necessidade de entrarmos nas fórmulas matemáticas apresentadas pelo autor...

Diz o famigerado artigo que as conchas têm o número 11 associado, por ser esse o número de divisões (em gomos) em cada uma delas. Ora, estas conchas de adorno, ao longo dos séculos, costumam ter um "gomo" central ao qual se agrupam, de ambos os lados, simetricamente, os restantes gomos. Pelo que havemos de achar que o total de gomos seja de número ímpar. Se o número fosse 9, o autor iria buscar o significado maléfico do 9 (que o tem), ou o do 7 (que o tem), ou até mesmo o do 13 (que o tem - embora o autor certamente desconheça que este tipo de concha de 13 gomos pode significar a Igreja (ver imagem). Pior ainda, se fossem 21 gomos... etc.

Portanto, o autor está no significado dos número... mas rápido mudará...

A primeira referência que o autor faz ao número 18, dizendo tratar-se do grau 18 da maçonaria carece de lógica... Porque ao "11" aplicou um método interpretativo, e agora ao "18", que faz corresponder a um grau da maçnaria, já abandona o método interpretativo aplicado ao "11"!? ... pois claro...

Quando o número não se ajusta ao desejado... muda de método!

Concha de 11 gomos
(da mitra de Bento XVI)
Muito haveria que dizer... Olhemos agora as imagens do imaginado "deus Pã" e do imaginado "caduceu de Hermes"!

Pastor
Ramada ornamental encadeada (muito comum).

Na mitra, o único elemento do catolicismo é o pastor e o resto são simples ornamentos de natureza vegetal. Mas uma má foto e a má vontade, construiram uma teoria satânica.

(Análise de outra mitra, aqui)

7 comentários:

Giovana Cunha disse...

Prefiro a versão da Mitra Satanica... Kakaka, que ornamentos de mau gosto meu Deus!!!
E para falar a verdade nem o capeta deve ter gostado!
Tudo isto fruto da falta de Catolicidade dos Papas Liberais!

anónimo disse...

Prefere a versão da Mitra Santânica?! Como assim?!

Unknown disse...

Salve Maria!

Sempre nos dando esclarecimentos necessários.

Agora é sobre a Cruz do Papa Francisco, que está gerando polemicas.
O motivo, a comparação dos braços cruzados do faraó com o do pastor,da cruz do Papa.

http://2.bp.blogspot.com/-hsHVun-6c94/UUTnxcYtqOI/AAAAAAAAAT0/1yMIDUuCZWc/s1600/RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82sAUh8iIQt0y36lHNL8cpzwKbXODeVK31snPV5S7_EP5cqlQoBUVJ0-qvWcorO3fiadPBKy0dDpjj4XMVY5gvmVAJtU9VAWRwbOw3yDEX7BqEjE8y1xUT1nNg.jpg

O que nos diz!

In Cor Iesu.

Cláudia disse...

Salve Maria!

Muito bem explicado!

Agora a polemica gira em torno da cruz do Papa Francisco.
Comparam os braços cruzados do pastor da Cruz do Papa com os do Faraó no Sarcófago:
http://2.bp.blogspot.com/-_kS7G-AXhCE/UVHFIjm4gQI/AAAAAAAAAVI/lM8AMqHYSqE/s1600/cruz+papa.jpg

O que sabes sobre?

In Cor Iesu!!!

anónimo disse...

Cláudia,

Obrigado por comentar.

Infelizmente, há uma cegueira tal que parte dos "tradicionalistas" pariram "auto-tradicionalistas", e todos dão as mãos com os ambientes sedevacantistas onde colhem os frutos da decadência.

Cegos que guiam cegos...

Pena é que um dos difusores desse lixo é sacerdote e se diz "tradicionalista". Pena é que os jovens inexperientes já o davam como santo! Em culturas fortemente radicadas no liberalismo é natural que o sentimentalismo dirija.

Volte sempre.

Francisco disse...

Caro autor do blog, só a imagem do pastor na mitra já deixa dúvidas...que pastor é esse? porque não representaram o Verdadeiro Pastor que é Nosso Senhor Jesus Cristo? Tocando flauta? O verdadeiro pastor (Cristo) não precisa disso...Suas palavras (a Tradição escrita e oral) são suficientes...Sugiro ler mais sobre as ações da maçonaria contra a Igreja Católica...creio que saberá porque o Chiesa Viva falou sobre o assunto. A maçonaria sempre usou destes artifícios para enganar as pessoas inclusive o próprio desenho (apenas como exemplo do satanismo presente em muitas coisas) "peter pan" representa um demônio, pois "pã", "pan" é um demônio... A maçonaria sempre gostou destes trocadilhos.

anónimo disse...

Caro Francisco, Respondo-lhe à letra. Perguntou, eu respondo:

1 - "que pastor é esse?"
R: É uma gravação antiquíssima das catacumbas cristãs, que simboliza Cristo Bom Pastor. Como esta há muitas mais, sendo das figuras mais pintadas e gravadas nas catacumbas. Perguntou "que pastor é esse", literalmente: é Cristo representado por primitivos cristãos.

2 - "Porque não representaram o Verdadeiro Pastor que é Nosso Senhor Jesus Cristo?"
R: Portanto, diz que os primeiros cristãos representaram a Pã e não a Cristo Bom Pastor!? Recomendo que reconheça mais seriedade aos primeiros cristãos e aprenda com eles.Porque insiste em dizer que não é Cristo Bom Pastor representado; sabia que nenhuma das representações nas catacumbas desenharam um Cristo de cabelo longo; e que era vestido ou à romana ou com peles?!

3 - "Tocando flauta?"
R: Tocando flauta e guardando ovelhas etc. Que tal uma visita à Basílica Patriarcal de Aquileia para ver mosaicos representando o Bom Pastor com uma flauta de pã na mão (séc. IV)!? Enfim, nesses tempos eram instrumentos usados por pastores; ou acha que Pã existiu para nos ter chegado tal flauta!? (https://www.euro-eventi.it/wp-content/uploads/2020/05/BuonPastore.jpg ) mais ( https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Buon_pastore.jpg )

Agora pergunto eu:

1 - Definitivamente, não entendeu o artigo. Aquilo a que chamou "pá" e "demónio" na verdade é a réplica de uma das muitas figuras do Bom Pastor encontradas nas catacumbas cristãs (catacumba Domitilla, sec. III); veja e toque a chaga com seu próprio dedo então( https://www.arteefede.com/articoli/croce_costantino/image011.png . Certamente, não foi a maçonaria aquela que ficou nas catacumbas a guardar a Fé. Não entendeu o artigo, ou nem o leu!

2 - Evidentemente, a maçonaria está muito para lá daquilo que conhecemos. Mas então, quem é o autor das confusões graves emitidas tão fortemente pela CHIESA VIVA!? O que acha!? Quem o enganou Francisco!?

TEXTOS ANTERIORES