31/03/20

CONSAGRAÇÃO DE PORTUGAL E ESPANHA II

Afinal, houve algumas alterações ao que tinha sido anunciado, e que tínhamos aqui noticiado a respeito da consagração de Portugal e Espanha aos Sagrados e Imaculados Corações. Não foi o Cardeal Patriarca de Lisboa, mas sim o Cardeal D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima!


Problemática:

 1 - durante a cerimónia não foi referido que os Bispos de Espanha estivessem unidos a esta  consagração, mas sima Conferência Episcopal da Espanha. Convenhamos, as Conferências Episcopais não são entidade que possa legitimamente ir para lá dos assuntos entre Bispos ("conferência"). Os legítimos Ordinários, estes sim, são cada um dos Bispos e têm poder e deveres territoriais.

2 - A consagração ao Sagrado Coração de Jesus foi clara, mas a menção ao Imaculado Coração de Maria aconteceu apenas numa parte do texto, a qual poderíamos chamar explicativa ou descritiva (estranha mania do Clero hodierno, que se atreve a dar catequese a Nosso Senhor e Nossa Senhora!). Não parece ter havido uma invocação ao Imaculado Coração de Maria, em suma!

3 - Posto isto, fica-nos incerta a validade da consagração!

Seria tão fácil ter feito as coisas bem!

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES