23/03/19

SUMMORUM PONTIFICUM - APOSTOLADO JUVENIL DA FSSPX-ALEMANHA

Novo nas lides tradicionalocas, certo português comentou que a FSSPX nunca aceitou o Summorum Pontificum. Faz alguns anos, também uma senhorita brasileira a pés juntos jurou que a FSSPX recusa tal motu próprio, nunca o aceitou, jamais o tolerou, nem sequer o agradeceu. Assim creem bastantes leigos ligados à FSSPX em algumas regiões geográficas, como o Brasil; em Portugal também, os pós 2015.

Em Setembro de 2011 a FSSPX publicou notícia dos sucessos do apostolado da FSSPX no Distrito da Alemanha. Dia 29 do mesmo ano e mês, o blog ASCENDENS deu eco desta notícia:

[…]
"Agora mesmo um grupo de jovens do distrito alemão da FSSPX foi enviado a distribuir folhetos com propaganda ao Summorum Pontificum e ao levantamento das "excomunhões", entre outros (ver aqui artigo sobre o levantamento das "excomunhões"). Eis o que o próprio Distrito da FSSPX na Alemanha publica:
"43 500 folhetos têm distribuído os jovens da KJB (ala jovem da SSPX) durante a visita do Papa [Bento XVI] a Freiburg.
50 jovens de toda a Alemanha haviam chegado para distribuir os folhetos durante dois dias.
Eles continham dois temas: primeiro, a missa tradicional, que o Papa Bento XVI trouxe de volta em 2007/07/07. Este folheto foi intitulado "Um presente do Papa para ti", ou seja, o Sacrifício da Missa tradicional Latina.
O segundo folheto na primeira página tem a foto do Papa com o seguinte título: "Obrigado, Papa Bento XVI". Assim a FSSPX tinha agradecido pela Excomunhão ser revogada pelo Papa Bento XVI em 2009. Este gesto trouxe reconhecimento à comunidade religiosa fundada pelo Arcebispo Lefebvre.
"Os jovens trabalharam a todo o vapor", diz o Pe. Andreas Steiner, que projetou os folhetos. Thaddeus Hanselmann, um membro da KJB-line para a Alemanha, tinha organizado a preparação meticulosa, a maior campanha de folhetos na história do movimento da juventude tradicional. Ele também expressa sua satisfação: "Esta distribuição de mais de 40.000 folhetos tem sido possível apenas através do uso de todos os nossos corajosos jovens; gostaria de agradecer novamente a todos os grupos que ajudaram .."
O apostolado também conta com o rosário, na igreja de St. Martin, e a missa de domingo, na Igreja de São Pio X em Rheinhausen.
A Câmara Municipal de Freiburg acrescentar que: Alguns folhetos foram deitados fora (o que é inevitável numa distribuição com estas quantidades), mesmo assim os jovens têm retirado alguns, como é natural.
Pode esta campanha dar muito fruto!"
… certamente, só pode ter dado muitos frutos!







Os católicos que afirmam que a FSSPX agradeceu e aceitou o Summorum Pontificum não devem ser importunados por outros que acham o contrário, pois aqueles repetem o que foi feito, escrito, dito implícita ou explicitamente desde as mais altas esferas da FSSPX. Já concordar ou discordar com a aceitação do documento, ou com o documento, é outro assunto.

3 comentários:

Anónimo disse...

os fiéis da FSSPX são pela bula de são Pio X, a da missa tradicional.

anónimo disse...

S. Pio V. Está a referir-se à bula Quo Primum Tempore.


Quem é pela bula Quo Primum tem de ser contra o motu proprio Summorum Pontificum, a não ser que não conheça o texto dos dois documentos!

Anónimo disse...

Caro anónimo,

Ao que se refere o primeiro anónimo com "os fiéis da FSSPX", visto que os simpatizantes ou apoiantes da FSSPX não pertencem, nem seria bom que pertencessem à instituição. A esmagadora maioria dos simpatizantes pertencem às suas jurisdições diocesanas e são os Bispos diocesanos seus legítimos superiores. Coloquemos as coisas nestes termos para não ter de supor um cisma prático!

A conversão do clero tem de acontecer com reposição da verdade corrompida, o retorno da disciplina, o pensamento ontológico, a piedade etc... não com a tentativa de usurpação de território ou de fiéis. Os fiéis católicos, diocesanos podem acorrer a padres da FSSPX (se não tornam tal como ordinário)e devem agir para a reconversão das suas paróquias diocesanas, dioceses etc..

Bula de S. Pio X sobre a Missa!? Bula de S. Pio V. A FSSPX aceitou publicamente e agradeceu ao Papa e publicamente o Summorum Pontificum. Se a FSSPX já não aceitar, ou não aceita parte do Summorum Pontificum tem de publicamente manifestar-se, escrever ao Papa colocando a recusa e dar a conhecer tal. Quem aceitou a Bula de S. Pio V foi a Igreja. Ora, um dos argumentos da FSSPX é que os Bispos diocesanos não reconhecem o valor devido à Bula em questão! Sendo assim, a FSSPX não reconhece o devido valor da Bula em questão, desde o momento em que compreendeu e aceitou publicamente o Summorum Pontificum, o qual contradiz a Bula... ou: se um e outro documento não se contradizem, o Missal de Paulo VI é a "forma ordinária do Rito Romano"... logo, os "modernistas" estariam certos e a FSSPX errada!

Amanhem-se ... mas sem rodeios!

TEXTOS ANTERIORES